Forum SOS Amamentação

Bem vindo ao Fórum da SOS Amamentação. Para colocar questões, clique na imagem cor de rosa em baixo ou vá à nossa página da SOS Amamentação no Facebook.

Pode acontecer os voluntários não responderem atempadamente. Se tiver alguma dúvida urgente ou que veja que não foi respondida, por favor contacte os voluntários de serviço (24horas), cujos números se encontram disponíveis na página inicial.

Participe!


SOS Amametação na HealthUnlocked



Em baixo pode também aceder ao fórum antigo.

 
  Forum  Forum SOS  Questões sobre ...  Gases no recém-nascido
Anterior Anterior
 
Seguinte Seguinte
Nova Mensagem 16-10-2008 12:50
  sophie
6 tópico(s)
sem Classificação


Gases no recém-nascido  (Portugal)

Aqui estou eu novamente com outro tema... Gases minhas amigas, contem-me a Vª experiência p ver se fico mais tranquila.O meu bébé fez ontem 1 mês. Desde que veio p casa tem uns gases! vou contar-vos...parece um adulto. Acho que tem mais dores p soltar os gases do q p fazer o cócózito.O q se ouve é, como costumo brincar, uma autêntica "canalização", q se pensava "e tem q se mudar a fralda já q dve tar todo sujo, fez tanto". Mas não. Vamos a ver e nada, foi só os gases.Já falei c a minha médica, c a enfermeira, acham q como ele se engasga tanto (meu tópico anterior), é tb ar q entra, logo tem q sair.Mas tou sempre a desconfiar. Já pensei ser das minhas comidas, mas tb não exagero em nada, acho eu!

 
Nova Mensagem 16-10-2008 15:04
  Helena
711 tópico(s)
3º


Re: Gases no recém-nascido  (Portugal)

Às vezes, quando o bebé não está por alguma razão com uma boa pega e posição ao mamar, o corpo da mãe produz mais leite de inicio. O leite de inicio sai com muito mais facilidade, tem um alto conteúdo de proteínas e minerais mas tem menos gordura, assim a sobrevivência do bebé fica assegurada, pois apesar deste estar a mamar mal este leite sai sempre em abundância e vai mantendo o bebé até este aprender a mamar melhor (o que com o tempo acaba geralmente por acontecer). O leite de inicio em grandes quantidades ao ser digerido tende a dar mais gases.

O que descreveste no outro post: o bebé engasgar-se por o leite sair em jacto e agora o dizeres que tem muitos gases leva-me a pensar que poderá haver no vosso caso uma questão relacionada com a pega. (estou a pôr essa hipótese não quer dizer que haja) tenta vêr os vídeos no link que está indicado na página inicial: http://www.breastfeeding.com/

Faz uma revisão de todos os passos: o corpo do bebé deve estar completamente virado para a mãe, o pescoço nunca deve estar torcido, cabeça e bacia devem apontar na mesma direção. O queixo do bebé pode tocar a mama da mãe mas o nariz não deve fazer (isto depende da forma da mama mas em principio nunca está tão encostado como o queixo). O bebé deve ter um bom pedaço da auréola na boca, mamar é mais como mastigar do que sugar. No ínicio mamam a um bom ritmo (o tal leite de ínicio) e depois começam a mamar mais devagar e espaçadamente (o leite do fim mais rico em gordura que sai mais devagar) o bebé deve largar expontaneamente o peito. Vê tb as imagens aqui a vêr se te ajuda http://www.sosamamentacao.org.pt/Amamentação/ComoAmamentar/tabid/207/Default.aspx

O ar possivelmente engolido numa mamada não pode ser expelido por baixo pois não passa para os intesttinos, o ar engolido ou volta a sair pela boca ou é absorvido ao nível das paredes do estomâgo, logo a origem dos gases do teu bebé não é essa de certeza.

Até certo ponto é normal os bebés terem gases e não é razão para grande preocupação, a flora intestinal vai se alterando e adaptando à digestão do leite materno, pode haver mais gases em algumas alturas.


Helena Cepeda - Voluntária do SOSamamentação Lilypie Breastfeeding tickers Núcleo do SOS amamentação do Faial
 
Nova Mensagem 16-10-2008 16:57
  Rosa Maria
30 tópico(s)
doulasdeportugal.org/
9th Level Poster


Re: Gases no recém-nascido  (Portugal)

O meu Pedro também é dotado nessa área, desde que nasceu tem imensos gazes. Nos 2 primeiros meses atribui isso às cólicas então passei a ter um cuidado redobrado com o que comia, a verdade é que as cólicas continuaram a existir e a saída de gazes sempre me pareceu deixa-lo mais aliviado... a maturidade intestinal é muito reduzida, daí haver uma produção fora do vulgar de ar no intestino. Obvio que os meus macaquinhos do sotão diziam-me que era dele não arrotar, a verdade é que uma boa pega tem a vantagem de não haver entrada de ar, logo não havia ingestão de ar, os arrotitos que muito raramente saiam apareciam uma a duas horas após a mamada e eram da digestão, não dele ter engulido ar. Os gazes mantiveram-se mas as cólicas desapareceram por completo quando adotei o pano para o transportar, acho que por andar na vertical e ser "abanicado", conforme ando em casa ou na rua, ajuda ao bom funcionamento do intestino.

Os gazes são realmente fruto da síntese dos alimentos na zona do intestino, com o tempo a digestão aprefeiçoa-se e eles diminuem de quantidade... a "intensidade" aumenta, pois o som começa a ouvir-se ao longe, da sala ouço-o no quarto, e não fica propriamente no compartimento ao lado. Com a introdução de alimentos o que aumenta é o cheiro, é nesta altura que a maioria dos papás desiste de mudar as fraldas

Por isso a minha sugestão é manteres uma alimentação variada e saudável, muita maminha, colinho e mais mimo ainda, o teu filho agradece.


Vai ter um bebé? Tenha uma Doula também! .oO(Doulas de Portugal)Oo.
Cantinho da Amamentação
 
Anterior Anterior
 
Seguinte Seguinte
  Forum  Forum SOS  Questões sobre ...  Gases no recém-nascido

Parcerias

Consulte

© 2014 SOS Amamentação
Privacidade | Condições de Utilização